sexta-feira, 30 de julho de 2010
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Palestra com Naolí Vinaver Lopez
Alguns dos objetivos do evento são: refletir sobre temas práticos do atendimento do parto e o nascimento com um olhar fresco e novo em temas comumente assumidos como "problemas"; retomar diversos pontos na obstetrícia oferecendo possíveis soluções alternativas às dificuldades que se apresentam e que podem modificar radicalmente o desenvolvimento do parto e o nascimento.
10h às 12h - Parto e Nascimento Natural
Público alvo: Profissionais (obstetras pediatras, sanitaristas, enfermeiras, fisioterapeutas, psicólogos, parteiras, doulas, etc)
http://www.fiepr.org.br/eventos/modules/external/inscricao.php?codEvento=6362
19h às 21h30 - Parir é natural!
Público alvo: Público em geral
http://www.fiepr.org.br/eventos/modules/external/inscricao.php?codEvento=6363
A entrada é a doação de 2 latas de leite em pó, destinadas à APAV - Associação Paranaense Alegria de Viver. (www.apav.com.br)
Naolí Vinaver Lopez é antropóloga e parteira. Vive no México, onde combina a prática do parto tradicional com um profundo interesse e respeito pela psicologia e a fisiologia do parto.
Em 2008 ela comemorou a marca de 2000 partos domiciliares, combinando a partería tradicional e a profissional, além de participar como conferencista em congressos de partería em mais de 30 países. Naolí teve 3 filhos em partos domiciliares acompanhada de sua família, o último dando origem a ao vídeo "Dia de Nascimento". Autora e ilustradora do livro infantil "Nasce um Bebê, Naturalmente", sobre gestação e nascimento.
Em suas conferências, Naolí fala da importância de se resgatar o aspecto sexual do ciclo da gravidez, parto e puerpério, dando às mulheres (e, portanto, também aos casais) a chance de se conhecerem ainda mais profundamente e exercerem sua sexualidade de forma plena e satisfatória, inclusive durante o parto.
Saiba mais acessando o link abaixo:
www.nacimientonatural.com
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Lançamento CPCE em Maringá !!!
SISTEMA FIEP INSTALA CONSELHO PARANAENSE DE CIDADANIA
EMPRESARIAL - MARINGÁ
Mais de cem empresários participaram do encontro que formalizou a instalação e indiciou os conselheiros. O presidente do Sistema Fiep ressaltou o Movimento Nós Podemos Paraná como principal realização
Mais de cem empresários participaram nesta quinta-feira (22) do encontro para instalação do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) em Maringá. Pertencente ao Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), e articulado pelo Sesi, o Conselho atua para estimular boas práticas de responsabilidade social corporativa. A instalação em Maringá inicia um processo de interiorização que deverá abranger todas as demais regiões do Estado.
O prefeito Silvio Barros, e a presidente do Provopar de Maringá, Bernadete Barros, participaram do encontro. Já no ato de instalação, o presidente do CPCE, Victor Barbosa, deu posse aos 50 conselheiros de Maringá - a maioria deles empresários, mas também representantes de instituições de ensino superior e organizações sociais. O coordenador do CPCE-Maringá é o empresário Wilson Tomio Yabiku. “Estou feliz por esta cidade ter sido escolhida como a primeira do interior do Paraná a receber o Conselho. Já existe muita ação de responsabilidade social acontecendo na região Noroeste, tanto por parte das empresas como do poder público”, disse o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.
“Essa iniciativa é uma honra para a nossa cidade e tenho certeza que a escolha se deve ao alto grau de participação e comprometimento das empresas com área social”, disse o prefeito Silvio Barros. Ele citou como exemplo a ação do Sindicato dos Contabilistas, que promoveu a capacitação dos profissionais do setor para que eles pudessem orientar as empresas sobre a utilização da renúncia fiscal como fonte de recursos para obras sociais. “Com a iniciativa, pudemos contar neste ano com R$ 1,4 milhão só para o Fundo da Infância e Juventude”, informou Barros.
O CPCE foi criado no início da gestão de Rocha Loures no Sistema Fiep. Ele presidiu o conselho até o início deste mês, quando foi substituído pelo empresário Victor Barbosa, que inicia agora o processo interiorização. Segundo Rocha Loures, a Fiep é muita atenta à dimensão social da indústria e do setor produtivo em geral e essas preocupações desembocam no Conselho de Cidadania.
“Temos um acervo enorme de realizações nesta área, sendo uma das principais o Movimento Nós Podemos Paraná”, afirmou. Criado em 2006, sob a articulação da Fiep, o Movimento atua para mobilizar a sociedade em torno de ações para que o Paraná alcance os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM).
O Movimento Nós Podemos Paraná foi ressaltado, também, pelo presidente do CPCE. Ele lembrou que os Objetivos do Milênio são metas propostas pela ONU para eliminar a fome e a extrema pobreza do mundo até 2015. O Movimento atua para que o Estado alcance as metas até 2010, antes do prazo da ONU.
“O Paraná é hoje o único ponto da terra onde sete dos oito grandes objetivos foram praticamente alcançados. O esforço maior é para avançar no objetivo de reduzir a mortalidade materna”, explicou Barbosa. “O CPCE é um convite aos empresários para que participem do esforço para melhorar o mundo”, disse Barbosa.
Segundo ele, os conselheiros do CPCE-Maringá terão duas reuniões anuais com o Conselho Superior da entidade. A primeira será em dezembro, em Curitiba. “Cada conselheiro do CPCE Maringá indicará representantes os núcleos do Conselho de Cidadania, que desenvolverão as ações propostas”, explicou Barbosa.
O CPCE, segundo sua coordenadora executiva, Carla Mocellin, reúne atualmente 240 integrantes, entre indústrias, sindicatos, instituições de ensino superior, comércio, serviços e organizações do terceiro setor. “Nestes quase seis anos de atuação, desenvolveu uma série de ações que colaboram com o Pacto Global e com o alcance dos Objetivos do Milênio no Paraná, além de influenciar políticas públicas que promovem o desenvolvimento sustentável”, disse ela, ao fazer um balanço da atuação do órgão.
terça-feira, 20 de julho de 2010
O jeito CPCE de fazer voluntariado!
Abaixo você pode conferir as ações desenvolvidas no ano de 2010 até o dia de hoje:
PÁSCOA PARA CRIANÇAS CARENTES - 30/março e 01/abril
350 crianças beneficiadas e 40 voluntários
Quem foi nosso parceiro?
*ONG - Associação Iniciativa Cultural Passos da Criança - Vila das Torres
Centro de Reintegração Social Batalhão da Última Hora - Piraquara
Centro de Apoio e Integração Comunitária Vila das Torres - CAICO
* Comércio e Serviço -Irmãos Passaúra
* IES- Colégio SESI e Unidade SESI Quatro Barras
* Indústria - Chocolates Barion
* CPCE - EP. Saúde da Gestante
* IES - UniBrasil/PUC
Melhorar o mundo começa em nós. Ao abrir um sorriso para a pessoa que passa por nós na rua, ao dizer bom dia para o nosso colega, olhar ao redor e perceber que muitos precisam da nossa ajuda. E o jeito CPCE de fazer voluntariado é só uma maneira das milhares que existem para ajudar o próximo. E essas ações são só uma pequena parte do que queremos fazer pela sociedade.
Quer participar? É só entrar em contato pelo número (41) 3271-7467 e solicitar o seu convite para participar de nossas reuniões.
Contamos com a ajuda e parceria de todos!
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Algumas notícias de hoje...
O CPCE criou a Equipe de Projeto Empresas Familiares. A primeira reunião foi realizada no mês passado com a presença de 22 pessoas. Esta EP tem como objetivo a criação de projetos inovadores que ajudarão no progresso e consolidação das empresas familiares no mercado. Se você está interessado em participar ligue para (41) 3271-7467 e solicite seu convite!
Amanhã, dia 16 de julho, teremos a reunião do Núcleo Indústria e Sindicatos. E na última reunião, contamos com a participação de um novo parceiro neste núcleo, Sr. Paulo Roberto - coordenador do Projeto Pescar. Acesse o site www.projetopescar.org.br e saiba mais sobre um projeto que abre espaço em suas dependências para a formação pessoal e profissional de adolescentes em vulnerabilidade social.
terça-feira, 13 de julho de 2010
11ª Reunião do Conselho Superior CPCE
"Este é um momento de muita felicidade, pois terei a oportunidade de transmitir à sociedade minha experiência de mais de 30 anos em responsabilidade social corporativa", disse Barbosa, destacando que um de seus trabalhos no Conselho será disseminar o conceito de responsabilidade social e esclarecer a confusão que existe entre responsabilidade social e filantropia. "Hoje, as empresas se vêem forçadas a tomar atitudes sustentáveis. Queremos mudar esta visão de obrigação para compromisso", destacou.
"Uma das leis da natureza é a sobrevivência; dar continuidade à Vida. Para que isso aconteça, inúmeras relações se estabelecem entre os seres vivos e destes com o meio em que vivem. Tudo que existe no mundo vegetal ou animal não poderia ter nascido se um dia não tivesse sido semente.
A semente fecundada carrega um embrião que crescerá e prosperará quando encontrar as circunstâncias apropriadas ; e essa semente precisa chegar, de alguma maneira, a um local, onde poderá encontrar condições favoráveis à germinação e crescimento e aí tornar-se-á uma planta, uma nova Vida. Não podemos simplesmente nos desfazer das sementes que desejamos ver frutificar, precisamos oferecer-lhes os meios para que a planta brote, cresça e gere novos frutos.
Existe uma semelhança muito grande entre os negócios ( indústria, comércio, serviços…) e as sementes: o objetivo é crescer. Mas para que os dois alcancem o que almejam, é necessário que o apoio seja recíproco.
Foi desse modo que o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial nasceu e, hoje, ainda em desenvolvimento , busca crescimento contínuo e sustentável
Na base do CPCE estão todos Vocês Conselheiros e o Sistema FIEP, pois se não os tivéssemos conosco seria como se o nosso solo fosse infértil para o desenvolvimento da semente plantada. Temos a responsabilidade de olhar ao nosso redor e juntos produzirmos frutos, entregando sementes de valores às lideranças e à sociedade. A luta é contínua e levá-la-emos muito a sério, juntos!"
Suelen Lorianny Osike Barbosa
Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial
“Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência”.
Augusto Cury
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Curso de Capacitação para 3º Setor !!!
A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende demandas sociais emergentes. Nesse contexto, foi desenvolvido o programa SESI Empreendedorismo Social, um espaço de aprendizagem e difusão do conhecimento para consolidar ideias, desenvolver competências empreendedoras e gerar produtos e serviços de caráter social.
Objetivo
Estimular a gestão socialmente responsável das empresas e comunidade em geral, despertando o interesse de todos para este tema.
O programa é destinado a pré-incubar ideias sociais nas áreas de Educação, Segurança e Saúde, Esporte e Lazer, Cultura e Responsabilidade Social.
Sua empresa também pode participar.
Muitas empresas já vêm demonstrando uma percepção cada vez maior da importância de associar o seu negócio com ações de responsabilidade social. O mercado está muito voltado para este setor e as organizações ganham de duas formas: com a sua contribuição social na sociedade e com a sua valorização em relação ao mercado.
http://www.sesipr.org.br/uploadAddress/100622_regulamento[19333].pdf
E faça sua inscrição!
quinta-feira, 8 de julho de 2010
PARA RELEMBRAR O COMPROMISSO DO PRÓXIMO SÁBADO!
Estão programadas palestras com os geneticistas que atuam no Paraná, como o coordenador Estadual de Prevenção e Saúde da APAE/PR, dr. Rui Pilotto, e o presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica, dr. Salmo Raskin, além da médica geneticista e pesquisadora do Instituto da Criança da USP, Rachel Sayuri Honjo. O encontro também terá a presença da
presidente da ABSW, Jô Nunes.
Realizado por familiares de pessoas com SW no estado, com o apoio da Associação Brasileira, o evento também tem o propósito de estruturar e fortalecer o Núcleo PR. Atualmente, a ABSW conta com mais de 800 pessoas associadas e possui núcleos em mais de seis estados - o que contribui para disseminar informações sobre a doença genética e seu diagnóstico.
O quê: I Encontro do Núcleo PR da Associação Brasileira da SW
Quando: 10 de julho 2010, às 14h.
Onde: AFECE - Associação Franciscana de Educação ao Cidadão
Especial.
Rua Simão Bolívar, 1.366 - Hugo Lange, Curitiba-PR
Inscrições: confirmação da presença através do e-mail
abswpr@swbrasil.org.br
Mais informações: Luciane Passos (41-99776437) e Clélia Marques (41-92029981).
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Insituto SerVir
O Instituto Ser-Vir conta com o seu apoio para viabilizar tanto a prevenção como tratamento para que casais com dificuldades financeiras tenham a oportunidade de transformar esse sonho em realidade!
DOAÇÕES MENSAIS
DOAÇÕES ESPORÁDICAS
HSBC: Agência: 0119
Conta Corrente: 00316-44
Você ou a sua empresa podem contribuir de forma continuada, estabelecendo um data mensalmente para enviar a contribuição, ou então com doações pontuais.
Se você deseja maiores informações sobre tornar-se um parceiro mantenedor, por favor escreva para: instituto@institutoservir.org.br ou entre em contato pelo telefone