terça-feira, 13 de julho de 2010

11ª Reunião do Conselho Superior CPCE

O empresário Victor Barbosa assumiu nesta sexta-feira (09), em Curitiba, a presidência executiva do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O CPCE conta com 240 integrantes de todos os setores da sociedade e atua para estimular boas práticas de responsabilidade social corporativa. O presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, presidiu o CPCE desde sua fundação, em dezembro de 2004.

"Este é um momento de muita felicidade, pois terei a oportunidade de transmitir à sociedade minha experiência de mais de 30 anos em responsabilidade social corporativa", disse Barbosa, destacando que um de seus trabalhos no Conselho será disseminar o conceito de responsabilidade social e esclarecer a confusão que existe entre responsabilidade social e filantropia. "Hoje, as empresas se vêem forçadas a tomar atitudes sustentáveis. Queremos mudar esta visão de obrigação para compromisso", destacou.
O evento foi baseado no tema: Sementes. O texto abaixo mostra a relação que o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial construiu para as indústrias, instituições e comércios com a semente.


"Uma das leis da natureza é a sobrevivência; dar continuidade à Vida. Para que isso aconteça, inúmeras relações se estabelecem entre os seres vivos e destes com o meio em que vivem. Tudo que existe no mundo vegetal ou animal não poderia ter nascido se um dia não tivesse sido semente.
A semente fecundada carrega um embrião que crescerá e prosperará quando encontrar as circunstâncias apropriadas ; e essa semente precisa chegar, de alguma maneira, a um local, onde poderá encontrar condições favoráveis à germinação e crescimento e aí tornar-se-á uma planta, uma nova Vida. Não podemos simplesmente nos desfazer das sementes que desejamos ver frutificar, precisamos oferecer-lhes os meios para que a planta brote, cresça e gere novos frutos.
Existe uma semelhança muito grande entre os negócios ( indústria, comércio, serviços…) e as sementes: o objetivo é crescer. Mas para que os dois alcancem o que almejam, é necessário que o apoio seja recíproco.
Foi desse modo que o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial nasceu e, hoje, ainda em desenvolvimento , busca crescimento contínuo e sustentável
Na base do CPCE estão todos Vocês Conselheiros e o Sistema FIEP, pois se não os tivéssemos conosco seria como se o nosso solo fosse infértil para o desenvolvimento da semente plantada. Temos a responsabilidade de olhar ao nosso redor e juntos produzirmos frutos, entregando sementes de valores às lideranças e à sociedade. A luta é contínua e levá-la-emos muito a sério, juntos!"


Suelen Lorianny Osike Barbosa
Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial

“Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência”.
Augusto Cury

Nenhum comentário:

Postar um comentário