O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) junto com a Equipe de Projeto REATIBA realizou no último dia 17 o evento REATIBA - Fórum de Reabilitação, Inclusão e Tecnologia, que contou com a presença de 186 pessoas nas palestras.
Pela manhã a abertura do fórum foi feita por Victor Barbosa, presidente do CPCE. Em seguida, Irajá de Brito Vaz, Secretário Municipal Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e também participante da equipe de projeto, comentou sobre o evento e convidou a todos a participarem de todas a programações.
Dr. Paulo Afonso Bacarense Costa, Secretário Municipal do Trabalho e do Emprego também estava presente e deu uma visão geral dos número de empregabilidade de Curitba. Explicou como está o progresso de empregos para PcD na cidade e diz que ainda temos que caminhar muito para alcançarmos todos os deficientes de forma justa.
A coordenadora do núcleo executivo do CPCE, Carla Mocellin, contou como foi o processo de elaboração do evento. Seu histórico e suas perspectivas para o próximo ano.
Ainda pela manhã ocorreu a palestra com a Pocuradora do Ministério Público do Trabalho Mariane Josviak, que falou sobre a Lei de Cotas de Aprendizagem – Jovem Aprendiz com Deficiência. E para encerrar a primeira parte do evento, Romeu Kazumi Sassaki, conselheiro do CONADE, palestrou sobre a Inclusão Empresarial de PcD.
Todos puderam visitar a feira, na qual 17 estandes faziam parte. Adapatare Consultoria, CREA-PR, Afece, Aladdin, Daiken, UNILEHU, entre outras instituições estavam com seu espaço e puderam divulgar seus produtos e serviços.
Na parte da tarde foram realizadas 4 salas de diálogos sobre deficiência visual, deficiência intelectual, deficiência física e deficiência auditiva. Com a participação de especialistas da área que puderam compartilhar experiências e apresentar oportunidades e tecnologias para PcD. A COPEL, Sadia, Wall Mart, Volvo do Brasil e HSBC participaram do case das empresas.
Como finalização do evento aconteceu o Desfile Coleção 2010 – REATIBA SPECIAL. O desfile foi coordenado pela Leny Pereira que é professora do SENAI Cianorte, que confeccionou as roupas para deficientes. Os modelos são alunos do curso de modelos, ética e postura da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência. A equipe do desfile teve a participação de 18 modelos, 4 cabelereiros, mães e irmãos auxiliares que totalizou em uma equipe de 32 pessoas.
Ao final, o REATIBA contou com a participação de 260 pessoas. Um evento com perspectiva para 2011 e que ainda pretende alcançar o Paraná. O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial agradece a presença de todos e conta com a união de todos para crescermos juntos nesta área.
Ótimo fórum,pude perceber da presidencia á todos palestristras uma mesma postura digna de um conceito de inclusão com dignidade e respeito.
ResponderExcluirCaminhamos para um processo , uma sociedade muito melhor, um FUTURO de vanguarda,com desafios mas colheita de vitórias.PARABÉNS A TODOS PARTICIPANTES DO REATIBA!!
Próximo ano nos aguarda.Abraço fraterno.Visite-nos www.futurotaqui.blogspot.com