quarta-feira, 29 de junho de 2011
CPCE realiza curso para o 3º setor - Criação e Elaboração de Projetos Sociais
Na edição desse mês o tema é: "Criação e Elaboração de Projetos Sociais". Com duração de 16 horas entre hoje e amanhã. Os pontos que estão sendo abordados são:
- O que eu preciso saber antes de elaborar um Projeto Social
- Escrevendo a Proposta de um Projeto
- Roteiro e critérios de avaliação de Projetos Sociais
- Criação de um banco de Financiadores Sociais / Editais
Para participar do próximo curso com o tema: Criação e Concessão de Selo Social, no dia 15 de julho, acesse o nosso site e se inscreva.
http://www.fiepr.org.br/fiepr/cpce/FreeComponent919content123808.shtml
terça-feira, 21 de junho de 2011
Prêmio Valorizar é Preciso! em União da Vitória
Em 2010 foi instituído nas escolas parceiras do Programa SESI SENAI na Escola Indústria Itinerante o concurso que tinha como objetivo trabalhar o projeto “Valorizar é Preciso! Reciclagem, um jeito inteligente e criativo de transformar o mundo” de uma forma transversal às áreas do conhecimento abordando valores, saúde do
adolescente e tecnologia. Para demonstrar o aprendizado de maneira aplicada os alunos entregaram um produto inovador e sustentável ao final do projeto.
O trabalho foi realizado por alunos e professores de 7ª série do ensino fundamental. Em todo o Paraná 75 escolas fizeram parte. Pode ser considerada a participação de maneira direta de aproximadamente cinco mil alunos, e de forma indireta cerca de 15 mil.
No dia 17 de junho o CPCE foi até o Colégio Estadual Inocêncio de Oliveira, em União da Vitória – PR, premiar os alunos, os professores e a escola pelo 2º lugar alcançado no prêmio Valorizar é Preciso! Nesta escola os alunos desenvolveram sabão á partir do óleo de cozinha.
A diretora, Josiane Maria Constantino Menoncin, relatou a importância do material elaborado pelo CPCE e seus parceiros para desenvolverem o trabalho de conscientização e mudança de atitudes com o meio ambiente.
A premiação contou com a presença de Jair Brugnaro, coordenador do Núcleo Regional de Educação; Ezimar Santos, gerente da Unidade de União da Vitória; Maria Isabel Sarot, coordenação do Programa SESE SENAI na Indústria Itinerante e Sandra Bortot, representante do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), além dos professores envolvidos e quatro alunos do Colégio SESI que foram facilitadores no processo de aprendizagem. As
perspectivas para o próximo ano são grandes, a escola deseja alcançar o primeiro lugar.
As premiações nesta escola:
- 1 computador doado pelo Positivo para a escola
- 1 kit contendo duas literaturas, camisetas e canetas
- 1 medalha para todos os alunos que trabalharam na execução dos trabalhos
segunda-feira, 20 de junho de 2011
CPCE realiza planejamento estratégico
sexta-feira, 17 de junho de 2011
CPCE Maringá e o Pacto Global
Estamos trabalhando em prol da adesão ao Pacto Global pelas empresas e instituições de Maringá e Região, pois entendemos que podemos ser referência no que diz respeito à adoção de práticas de negócios e de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio-ambiente e combate à corrupção que estão refletidos nos 10 princípios do Pacto Global.
Para isso realizaremos no próximo dia 21 de Junho, das 8hs ás 12hs, no Hotel Deville (Av. Herval, 26), a Oficina do Pacto Global com foco na capacitação de profissionais para coordenação e realização das atividades necessárias para adesão e manutenção de empresas e instituições que tem interesse em serem signatárias ativas da iniciativa.
O objetivo da Oficina é proporcionar aos participantes um entendimento claro sobre o Pacto Global, e esclarecer condições para uma adesão responsável, com a incorporação da Sustentabilidade como uma competência organizacional. Para esses esclarecimentos, Victor Seravalli, que foi presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global e é consultor de empresas, irá palestrar sobre o tema. (Acesse o site do palestrante AQUI.)
A oficina é gratuita e as vagas são limitadas, por isso solicitamos que confirme a presença do representante da sua empresa o quanto antes através do telefone (44) 3218-5690, ou do e-mail: cpce.maringa@fiepr.org.br.
Entendemos que a participação da instituição que você representa é fundamental. Contamos com o seu apoio!
quinta-feira, 16 de junho de 2011
O Pacto Global e o CPCE
Aprendendo um pouco mais sobre o Pacto Global.
Para que esse objetivo seja atendido, busca-se a mobilização da comunidade empresarial internacional por meio da adoção de dez princípios relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupção.
2 - Certificar-se de que suas próprias corporações não estejam sendo cúmplices de abusos e violações de direitos humanos
3 - As empresas devem apoiar a liberdade de associação e reconhecimento efetivo do direito à negociações
4 - A eliminação de toda a forma de trabalho forçado ou compulsório
5 - A erradicação efetiva do trabalho infantil
6 - Eliminar a discriminação com respeito ao empregado e ao cargo
7 - As empresas devem adotar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais
8 - Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental
9 - Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias limpas que não agridam o meio ambiente
10 - As empresas devem comprometer-se com o combate à corrupção em todas as suas formas
Orbis realiza oficina de Administrador DevInfo
Esse treinamento é específico para aqueles que conhecem o Sistema DevInfo e
anseiam por montarem a sua própria plataforma de indicadores.
Façam as inscrições AQUI - http://migre.me/545Pq !
Ainda temos 10 vagas.
Mais informações:
http://www.orbis.org.br/curso/
terça-feira, 14 de junho de 2011
Festa Junina no Recanto Tarumã
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Parceria CPCE e Nós Podemos Paraná realiza Círculo de Diálogo com Alcopar
A Associação de Produtores de Bionergia do Estado do Paraná (Alcopar) participou no dia 2 de junho do Círculo de Diálogo com o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) e o Nós Podemos Paraná. O Círculo de Diálogo com o Alcopar faz parte do Projeto ODM Nas Empresas Através dos Sindicatos Patronais, e foi o primeiro a ser realizado.
O objetivo do projeto é introduzir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nas empresas através de ações de Responsabilidade Socioambiental e Investimento Social Privado em parceria com os 16 Sindicatos Patronais reunidos na Coordenadoria do Sistema FIEP em Maringá e Região Noroeste.
A reunião conduzida pelo Desenvolvimento Organizacional (DO) da FIEP teve a participação da equipe do Movimento Nós Podemos Paraná, CPCE, empresários e colaboradores das empresas filiadas a Alcopar.
O Empresário do Terceiro Milênio. Saiba como foi no CPCE Maringá
No dia 31 de maio aconteceu a palestra "Empresas Familiares e o Processo Sucessório". O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial em Maringá reuniu aproximadamente 50 representantes de empresas familiares da cidade e região. Um encontro muito produtivo e importante para troca de informações e conhecimento.
Sistema Fiep apoia Encontro Nacional de Apoio à Adoção
O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) apoia a realização do XVI Encontro Nacional de Apoio à Adoção (Enapa), que acontece até sábado (04), na sede da Fiep do Jardim Botânico, em Curitiba. A abertura aconteceu na noite de quinta-feira (02), e contou com a presença do presidente executivo do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Victor Barbosa.
"Estamos muito contentes em apoiar um evento como este, que traz reflexões sobre a prática da adoção. Acredito que as palavras mais faladas durante esses dias serão família, justiça, amor, carinho, afeto, compromisso e responsabilidade", disse Barbosa, que representou o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.
O evento é organizado por Hália Pauliv de Souza, presidente do Grupo de Apoio Adoção Consciente (GAACO) e participante do Núcleo Instituições do 3º Setor do CPCE. "Acredito que o Conselho de Cidadania pode ajudar na sensibilização das empresas e sociedade em geral sobre a temática adotiva", disse.
Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Contra Crianças e Adolescentes
A relação entre o turismo e a exploração sexual, a conscientização da sociedade e os desafios para prevenir e punir as práticas de exploração sexual infantil e juvenil foram os temas principais do Seminário de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que aconteceu nessa quarta-feira (18), no Sesi Portão, em Curitiba.
Durante o seminário em Curitiba aconteceu também o lançamento do Gibi Turminha da Segurança 2 - com histórias educativas para ajudar as crianças a se prevenirem do assédio sexual via web e outros perigos. A publicação foi elaborada pelo Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) e será distribuída em escolas e eventos de prevenção.
Promovido pelo Sesi Paraná e Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), o encontro fez parte do projeto ViraVida, que é desenvolvido pelo Conselho Nacional do Sesi e oferta formação profissional e inserção no mercado de trabalho a jovens e adolescentes que vivem em situação de exploração sexual. No Paraná, o projeto já foi implantado em Foz do Iguaçu, Londrina e Curitiba.
O seminário de Curitiba, que teve também a parceria da Associação dos Conselhos Tutelares do Paraná, Ministério do Turismo e Universidade de Brasília (UNB), foi uma das ações que marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
"O assunto é de alta relevância, por isso é muito importante que todos estejamos engajados nesse propósito", disse o gerente da regional Norte Sesi/Senai, Almir Schenfeld, que representou o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, na abertura do evento.
Participaram do seminário o delegado da Polícia Federal, Flúvio Cardinelli Garcia; o presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais, Gilson da Silva; a vice-presidente do Grupo de Estudos de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Márcia Velozzo Caldas; a delegada do Sicride, Ana Paula Machado; a gerente de Relacionamento com os Sindicatos do Sesi, Maria Aparecida Lopes; a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Margarete Mattos; a professora da Universidade de Brasília (UNB), Elizangela Machado; e a jornalista da Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência - Ciranda, Ana Paula Salamon.
Uma das conquistas citadas durante o seminário foram as alterações na legislação. "Já tivemos avanços importantes. Graças a mudanças no Código Penal, por exemplo, foi possível criminalizar certas práticas, como a apreensão de material com conteúdo pornográfico infantil. Antes, se uma pessoa era flagrada com um material desse tipo poderia ficar livre, hoje ela é presa", observou Flúvio Cardinelle Garcia. "A participação da sociedade para denunciar qualquer prática de exploração sexual de crianças e adolescentes não é apenas necessária, mas imperiosa", disse ele.
Margarete Mattos falou sobre as dificuldades nas ações de fiscalização em motéis, que devem exigir a documentação dos frequentadores, como forma de coibir a pedofilia. "É sempre muito difícil, porque os proprietários desses estabelecimentos acham que isso pode prejudicá-los". Ela também alertou acerca de empresas lícitas apenas na "fachada".
"Há 500 anos a exploração sexual infantil acontece em nosso país e apenas há 20 começamos, de fato, a luta contra isso. Portanto, é imprescindível a participação de todos nesse objetivo", destacou Márcia Velozzo Caldas. Para ela, apesar dos avanços na legislação, essa luta ainda esbarra na falta de políticas públicas que garantam com mais eficiência a segurança e proteção das crianças e adolescentes. "Se não fosse por isso, já poderíamos ter avançado muito mais nessa questão", afirmou.
Dia Nacional
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, foi criado pela Lei n.º 9.970, em razão do crime que comoveu o Brasil no ano de 1973. A menina Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, foi torturada, violentada e assassinada em Vitória (ES). Até hoje, os culpados pelo crime não foram punidos.
fonte: http://www.siteafterhour.com.br/noticias/noticia.phtml?id=12968
1° Prêmio Aliança de Empreendedorismo
O 1° Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário, promovido nacionalmente pela Aliança Empreendedora com o patrocínio master da Itaipu Binacional e do Instituto Camargo Corrêa, aconteceu dia 24 de maio na sala dos conselhos no CIETEP - PR.
O objetivo do prêmio é identificar microempreendedores - com faturamento anual de até R$ 240mil - que se destacam tanto pelo negócio que empreendem quanto por sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social de sua comunidade.
O Sr. Victor Barbosa, presidente do CPCE, esteve presente e falou sobre o conselho e seus objetivos. "Precisamos começar a responsabilidade social dentro de casa, para depois querer mudar o mundo. Se nossa empresa não cumpre os princípios pré-estabelecidos, não podemos exigir dos outros ao nosso redor".
Os vencedores foram:
Primeiro Colocado - Gerson Pereira
Empreendimento: IWP Internet
Cidade: Curitiba - PR
Segundo Colocado - Francisco Gilmar Martins de Souza
Empreendimento: F.G.M DE SOUZA - Artesanato
Cidade: Mucambo - CE
Terceiro Colocado - Marilandia de Santana Luna
Empreendimento: FASSO Artesanatos
Cidade: Glória do Goitá - PE
Veja as fotos do evento no link -http://www.agenciafiep.com.br/galeria_fotos/fazer-para-mudar-alianca-empreendedora/
Fórum Lixo e Cidadania comemora 10 anos de vida
No auditório Mário de Mari aproximadamente 400 pessoas compareceram e partilharam de um momento de recordações e novas implementações para o fórum e para os catadores paranaenses.
No encontro, que teve a presença de centenas de catadores e suas lideranças, o presidente do Sistema FIEP, Rodrigo Rocha Loures anunciou a criação de cursos do Senai-PR, que irá dar suporte ao desenvolvimento profissional dos catadores entre outras iniciativas que serão realizadas com o apoio do SESI e SENAI/PR.
O cotidiano de homens e mulheres catadores de resíduos sólidos, a realidade das famílias, suas dificuldades e anseios foram mostrados em vídeo que abriu o Fórum Lixo e Cidadania. Os depoimentos do catador Sebastião Santos, do Rio de Janeiro, protagonista do documentário "Lixo Extraordinário", de Luiz Henrique Silva, da Comissão Nacional do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis, e de Marilza Aparecida de Lima, representante no Paraná do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis, emocionaram os participantes do evento.
A Dra. Margaret Matos de Carvalho, promotora do Ministério Público do Trabalho do Estado do Paraná e fundadora do fórum, fala sobre as próximas ações: "Nós vamos continuar realizando nossas reuniões mensais e vamos analisar com cuidado as propostas que o Dr. Rodrigo trouxe", e deixa um recado para todos os empresários, "considerando que a presidência do sistema FIEP hoje é encabeçado por um empresário que tem uma visão responsável aconselho as empresas que formam esse conjunto que também sigam essa liderança tão pró ativa, tão sensível a sociedade. Nós estamos no mesmo barco e se ele estiver bem conduzido, estaremos vivendo em um mundo melhor."