terça-feira, 3 de agosto de 2010

Consultoria especializada em acessibilidade é inaugurada em Curitiba

Adaptare irá oferecer, desde o trabalho de diagnóstico dos ambientes, avaliando e projetando a parte arquitetônica, obras e execução, e também treinamentos e palestras na área de inclusão

O censo de 2000 apontou um contingente de 24,5 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, ou seja, 15% da população. Como as cidades, as escolas, os shoppings, as ruas, os supermercados, os parques, as lojas, enfim, locais públicos e privados podem se preparar para receber este público que consome, estuda, trabalha e se diverte? Difundir informações entre seus colaboradores e clientes, promover a acessibilidade e a convivência entre pessoas com e sem deficiência. Este é primeiro passo para que a Pessoa com Deficiência (PcD) possa ser incluída, de fato, na sociedade.

“Trata-se de uma questão cultural, pois a sociedade ainda, em alguns casos, prefere proteger a pessoa fazendo com que ela viva em um mundo separado. Muitas pessoas não conseguem ter a possibilidade de convivência e nem a percepção de que estas pessoas querem sim estar incluídas em tudo que a sociedade oferece”, observa Tatiana Moura, uma das sócias da Adaptare, consultoria especializada para a nova realidade de inclusão.

Com sede em Curitiba, a Adaptare é única no sul do país no formato como foi idealizada, ou seja, atuar nas várias fases que compreendem os processos de acessibilidade, que abrangem desde a elaboração de projetos com soluções em arquitetura e engenharia civil, ou a representação comercial de produtos que atendam às questões de acessibilidade. O trabalho também inclui palestras de conscientização sobre a realidade da PcD, análise, emissão de laudos e relatórios para projetos arquitetônicos.

Além disso, a empresa está preparada para orientar obras civis para espaços pré-existentes, atendendo as exigências de autonomia e segurança, conforme legislação que determina a adequação dos espaços internos e urbanos no conceito do Desenho Universal.

“Nossa intenção é nos tornarmos referência no quesito acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, isso na área arquitetônica. Na área atitudinal desenvolvermos projetos voltados à conscientização da sociedade frente à diversidade”, justifica Mirella Prosdócimo, também sócia da empresa.

Serviços
Respeito à diversidade, igualdade de tratamento, oportunidades e condições que possibilitem benefícios a todos os cidadãos. São baseados nesses princípios que as empresárias idealizaram os serviços da Adaptare, ou seja, garantir a plena inclusão de PcDs. Formada por uma equipe multidisciplinar, a empresa oferece soluções técnicas, econômicas e socialmente viáveis aos diversos públicos.

Na acessibilidade arquitetônica, a Adaptare oferece diagnóstico de acessibilidade; projetos de adequação física; reformas e adaptações de ambientes; acompanhamento de obras civis e mudanças estruturais; alem da validação de projetos de acessibilidade completos. A empresa também desenvolveu treinamentos para a capacitação de profissionais. “Existe a necessidade de capacitar profissionais que lidam diretamente com o público para compreender as necessidades de uma clientela específica, transformando o atendimento diferenciado em qualidades que irão agregar valor à empresa. Esta também é uma preocupação da nossa instituição na valorização da diversidade e na construção de uma sociedade para todos”, aponta Tatiana Moura.

A capacitação engloba o treinamento dos profissionais por meio de cursos e palestras que focam em aspectos de acessibilidade física, tecnológica e de comunicação, apresentar a realidade da PcD, dependendo do ramo de atuação da instituição. “Todos com o objetivo de diminuir o preconceito, e eliminar possíveis receios ao relacionar-se com estas pessoas, e em conseqüência, promover a preparação dos funcionários ao receber pessoas com deficiência em seus estabelecimentos”, ressalta Mirella.

A Adaptare também é representante, em Curitiba, de produtos e acessórios que possam promover a acessibilidade, tais como:

Ø Elevadores e plataformas elevatórias
Ø Piso tátil para pessoas com deficiência visual, revestimentos emborrachados e pisos antiderrapantes.
Ø Mobiliário adaptado desenvolvido para potencializar a independência e autonomia de qualquer usuário
Ø Placas, adesivos e diversas opções de sinalização visual e sonora para pessoas com deficiência auditiva ou visual, respectivamente.
Ø Barras de apoio e acessórios para a adequação de banheiros


"O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial é peça fundamental no relacionamento entre nossa empresa e as indústrias do estado na disseminação de informações a respeito da inclusão de pessoas com deficiência. É por meio do conselho que conseguimos verificar quais são as maiores dificuldades no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas indústrias e, na tentativa de minimizar estas dificuldades buscamos estratégias para atuação.Seja por meio do seminários anuais sobre o assunto ou nas reuniões preparatórias, as indústrias interessadas tem a oportunidade de trocar informações e experiências sobre o tema. Para nossa empresa que tem como missão buscar esta inclusão, participar deste processo é primordial.
Fazer parte do conselho nos coloca em proximidade com as indústrias e desta forma podemos difundir nosso trabalho, além de disseminar informações e estimular o debate com o objetivo de fomentar a prática da responsabilidade social, em última estância o objetivo maior tanto do conselho quanto de nossa empresa", disse Mirella Prosdócimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário