O CPCE apóia o Clube de Mães União Vila das Torres que realiza o Projeto Sinergia que transforma banners em bolsas
Há cinco anos o Projeto Sinergia foi elaborado pelo Clube de Mães União Vila das Torres, onde mulheres da comunidade aprendiam a costurar e produziam bolsas de tecido para a venda. Mas no início de 2008 o projeto foi reelaborado.
Há cinco anos o Projeto Sinergia foi elaborado pelo Clube de Mães União Vila das Torres, onde mulheres da comunidade aprendiam a costurar e produziam bolsas de tecido para a venda. Mas no início de 2008 o projeto foi reelaborado.
Profissional em design de moda, Simone Bueno, que hoje é coordenadora do projeto, trouxe uma ideia inovadora para o clube. Além de aprender a costurar, elas iriam modernizar seus modelos e colaborar com a sustentabilidade. O que antes era feito de tecido, agora se faz com banners que empresas deixaram de usar. O objetivo do projeto é dar oportunidade de emprego para pessoas da Vila das Torres, oferecer capacitação profissional e gerar renda. Neste ano o grupo é formado por sete mulheres, que trabalham como costureiras e um homem, que realiza o corte do banner. A demanda é feita através de encomendas por empresas, mas as individuais também são aceitas. O projeto produz cerca de 2.500 bolsas por mês e pretende aumentar a equipe e, consequentemente, a produção.
“Toda renda obtida pela venda das bolsas é divida entre os participantes do projeto”, diz Simone. “O projeto não conta com ajuda financeira de nenhum órgão particular, o que limita o seu crescimento e aprimoramento”, continua. Todos os recursos foram adquiridos a partir do dinheiro arrecado com as vendas. Mas para o mês que vem uma empresa de marketing, que pediu para não ser identificada, ofereceu seu trabalho para criar e manter um site do Projeto Sinergia. O que auxilia na sua divulgação.
Também recebe apoio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). O CPCE faz sua parte divulgando os trabalhos do projeto para os empresários, arrecadando e doando os banners do sistema e comprando bolsas para os eventos que realizam. Hoje as grandes indústrias preferem aderir tudo que está relacionado à sustentabilidade e investem em produtos como estes. Por exemplo, ao realizar um evento, logo na inscrição o participante ganha uma bolsa de banner ou material reciclável. O foco está em ajudar o planeta, e essa é uma pequena parte do meio empresarial, vale a pena o investimento.
São produzidas bolsas masculinas, femininas, para notebook e bolsas de praia. Para quem estiver interessado em comprar, ajudar ou participar do projeto assim como o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, pode entrar em contato com a coordenadora Simone pelo e-mail: Simone.bueno@gmail.com ou comparecer no Clube de Mães União Vila das Torres que se encontra no endereço: Avenida Comendador Franco, nº 1034 – Curitiba/PR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário