Hoje é muito comum ouvirmos sobre sustentabilidade. Em reuniões, em programas de televisão, no rádio. Muitas pessoas mostram-se preocupadas com esse assunto. Mas afinal, o que é isso? Por que tanta preocupação?
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
Um fator importante sobre isso é que a sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:
- ecologicamente correto
- economicamente viável
- socialmente justo
- culturalmente aceito
De acordo com o Relatório de Brundtland, a sustentabilidade tem como objetivo suprir as necessidade da geração presente sem afetar as gerações futuras.
Podemos dizer que na prática, a sustentabilidade significa promover a exploração de áreas ou de recursos planetários (naturais ou não) de uma forma que o equilíbrio entre o meio ambiente e a sociedade seja prejudicado o mínimo possível.
Pode parecer um sistema difícil de ser alcançado, e talvez, economicamente inviável. Mas está provando-se o contrário. Muitas empresas já se adaptaram a novos métodos, provando que é viável e até traz um alívio financeiro.
Assim, as idéias de projetos empresariais que atendem aos parâmetros de sustentabilidade, começaram a multiplicar-se e a ampliar-se por vários lugares antes degradados.
Simplificando, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada é dar garantias de que mesmo explorada, essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem e por muitas gerações futuras.
referências:
http://www.oeco.com.br/
http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário