quarta-feira, 9 de junho de 2010

8 de Junho, dia histórico para a Cidadania do Paraná

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons".

- Martin Luther King -


Nesta terça-feira passada, a sociedade paranaense vivenciou uma oportunidade ímpar de exercício da cidadania, ao atender a convocação da OAB-PR para participar do ato público que foi realizado na Boca Maldita, em defesa da moralidade e transparência na política paranaense e, em especial, pela responsabilização civil e criminal exemplar dos responsáveis pelos desmandos administrativos ocorridos na Assembléia Legislativa do Paraná, corajosamente divulgados pela Gazeta do Povo e RPC TV, na série de reportagens “Diários Secretos”.





É oportuno lembrar as palavras de Martin Luther King: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”. Neste sentido, foi de fundamental importância a participação da sociedade civil organizada, representada por mais de 550 entidades e instituições que se fizeram representar no ato, dentre estas, o Conselho de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema FIEP, ao lado da população que lá compareceu para manifestar seu repúdio a prática dos atos de improbidade administrativa e corrupção na Assembléia, formou um público com mais de 15.000 pessoas; a sociedade paranaense não se calou e deu uma demonstração verdadeira de que está madura e consciente da importância de sua participação efetiva, na condição de protagonista ativo - e não mero expectador - ao marcar presença naquele ato cívico, que se constituirá em uma das mais relevantes páginas da história contemporânea do Paraná.



Já se pode vislumbrar a transformação social que ocorrerá em nosso Estado como consequência do Movimento “O Paraná Que Queremos”, liderado pela OAB-PR, que já conta com o respaldo de mais de 550 entidades de classe, como as Federações da Indústria, do Comércio, da Agricultura, das Associações Comerciais e Empresariais, dos Sindicatos Patronais, dos Sindicatos dos Trabalhadores, dos Sindicatos Profissionais, dos Conselhos de Classe, das Centrais Sindicais, das Instituições Religiosas, das Instituições de Ensino, dos Movimentos Comunitários, dos Clubes de Serviço, além, das cerca de 1.300 empresas e mais de 30.000 pessoas, que já formalizaram apoio a esta iniciativa patriótica e saneadora da OAB-PR, que passará o Paraná a limpo.



“Um exemplo vale mais do que mil palavras”; creio que o grande líder indiano, Mahatma Ghandi, deve ter se inspirado neste axioma quando nos legou seu precioso e sábio ensinamento: “Seja a transformação que deseja ver no mundo”.

O Paraná, certamente não será o mesmo após este dia 8 de Junho de 2010 e prestará um grande serviço ao país, pelo exemplo de exercício pleno de cidadania.


Um novo Paraná está nascendo, consciente de que a responsabilidade é de todos, e que

somente, através da participação coletiva da sociedade se estabelecerá um novo paradigma na gestão da coisa pública, em que deverão prevalecer valores éticos e morais e, os interesses da coletividade, acima dos interesses individuais, tal qual, os gregos idealizaram a “Política” e a “República”.



Não se constrói uma nova sociedade utilizando-se dos mesmos recursos e práticas predominantes das velhas estruturas sociais; vamos juntos mudar esta realidade e ajudar a construir esta nova página na história do nosso Paraná!







Sérgio Tadeu Monteiro de Almeida

Empresário, é Membro do Conselho de Cidadania Empresarial do Paraná / FIEP.

Acadêmico de Direito da Faculdade Internacional de Curitiba / Facinter.

Um comentário:

  1. A participação dos membros da FIEP, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL e especialmente a OAB Federal e Estadual, potencializam a vontade popular de se atingir o nível de desenvolvimento da Democracia em nosso Estado. O BRASIL não pode mais ser administrado como uma REPUBLIQUETA das Américas. O Paraná como exemplo de formação de opinião nacional, merece alcançar níveis altruístas de Administração Pública. Com a união de objetivos dessas importantes classes representativas da sociedade, com confiança e determinação, poderemos ser sim o Estado que queremos ser. Parabéns OAB, FIEP, Parabéns Tadeu. Parabéns Curitiba.

    ResponderExcluir